Na noite desta quarta-feira, dia 02 de abril de 2025, a FACSU – Faculdade Sucesso, sediada na cidade de São Bento-PB, promoveu uma Mesa Reflexiva com o tema “Transtorno do Espectro Autista: compreender para ajudar”, evento interdisciplinar em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Estiveram reunidos no Auditório da FACSU, estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia, além de professores, coordenadores, profissionais e convidados ligados ao tema. Dentre eles, Sônia Medeiros, coordenadora do curso de Pedagogia EAD, Leonardo Calou, coordenador do curso de Psicologia e Terapeuta Ocupacional, a advogada Iaria Oliveira, a Neuropsicopedagoga Josirene Dantas, a psicopedagoga Milena Gadelha, a professora Maria das Graças Medeiros e a presença especial de Jaiara Lima Lúcio, mãe de criança com TEA e de Kaique de Souza, aluno da FACSU que também tem diagnóstico do TEA.

No evento, foram debatidos temas que envolvem o Autismo, bem como, foram compartilhadas experiências direcionadas a pessoa com TEA e como ajudar a informar a população sobre a condição e destacar a importância da inclusão das pessoas autistas na sociedade.

Sônia Medeiros reforçou a importância desse diálogo para refletir, aprender e, sobretudo, conectar-se com a realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo que convivem com o TEA. “Este dia, mais do que uma data comemorativa, é uma oportunidade para amplificar as vozes das pessoas com TEA, e de seus familiares, para compartilhar conhecimento sobre suas vivências, suas necessidades, os desafios que enfrentam no cotidiano e suas potencialidades. Reconhecer essa diversidade é o primeiro passo para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”.

Esse foi mais um momento de interação oportunizado pela FACSU aos seus alunos, com o objetivo de levar mais informação aos seus estudantes sobre temas do convívio social, como forma de preparação de seus futuros profissionais.

ASSESSORIA FACSU